Produção sustentável no bioma Pantanal, com práticas tecnológicas e inovadoras, será foco do PantanalTECHMS, lançado nesta sexta-feira (15) pelo Governo do Estado e Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), com apoio da Fundect (Fundação de Apoio ao Desenvolvimento do Ensino, Ciência e Tecnologia do Estado de Mato Grosso do Sul). O evento será realizado nos dias 28 e 29 de junho, no campus da UEMS em Aquidauana.
Na cerimônia de lançamento no Bioparque Pantanal, em Campo Grande, o governador Eduardo Riedel, Márcio de Araújo Pereira, diretor-presidente da Fundect, vinculada à Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação (Semadesc), representada pelo secretário Jaime Verruck e o reitor da UEMS, Laércio Alves de Carvalho, assinaram convênio para junção de esforços e apoio financeiro à execução do evento.
Por meio da Fundect, o governo vai disponibilizar R$ 3,7 milhões para a realização do PantanalTECHMS.
“O Pantanal tem hoje mais de 84% da sua área e 93% da sua biodiversidade preservada, mais do que a Amazônia, e com uma produção agropecuária ùnica no Brasil. É isso que o PantanalTECH vai retratar: tecnologias, mudanças na forma de produção, capacidade de atrair recursos como ativo ambiental e novos modelos de ação sem descaracterizar o bioma”, destacou o governador Eduardo Riedel.
Além dos órgãos do Governo do Estado, a feira voltada à sustentabilidade e tecnologia tem a parceria do Sistema Fiems, Embrapa Pantanal, Fundação MS e empresas.
PantanalTECHMS
O PantanalTECHMS trabalha no eixo estratégico “Desenvolvimento sustentável do Pantanal”, que abrange agricultura familiar, agroindústria, agronegócio, agropecuária sustentável, economia criativa, empreendedorismo, geração de renda, inclusão produtiva, inovação, sustentabilidade e turismo.
Também busca inserir no contexto do bioma oportunidades e desafios da Rota Bioceânica, além do Pantanal na temática da COP 30, observando os desafios da Agenda 2030 e os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável da ONU (ODS).
Entre os temas que serão discutidos estão turismo de pesca sustentável, protocolo de carne sustentável e orgânica do Pantanal, manejo de pastagens – recuperação de pastagens nativas e exóticas, uso e conservação dos solos do Pantanal, programa estadual de pagamento dos serviços ambientais, crédito de carbono, entre outros.
UEMS na Comunidade
Além do PantanalTECH, foi lançada a edição de 2024 do UEMS na Comunidade, que também conta com apoio da Fundect. O maior Programa de Extensão Universitária de MS aproxima a comunidade acadêmica da população, seja na Capital ou no interior, com ações de ensino, pesquisa e extensão.
Texto: Maristela Cantadori, Comunicação Fundect
Foto: Leandro Benites