A Fundação de Apoio ao Desenvolvimento do Ensino, Ciência e Tecnologia do Estado de Mato Grosso do Sul (Fundect) iniciou um novo ciclo de gestão em 1º de janeiro de 2026. O professor Cristiano Espínola Carvalho assumiu a presidência da Fundação, sucedendo o professor Márcio de Araújo Pereira, que encerrou seu mandato em 31 de dezembro de 2025.
A nomeação de Carvalho foi realizada pelo governador Eduardo Riedel, após processo seletivo conduzido pelo Conselho Administrativo da Fundect, com edital público e candidatos habilitados, e contou com o apoio do Conselho de Reitores das Instituições de Ensino Superior de Mato Grosso do Sul (CRIE-MS).

Cristiano Espínola Carvalho é formado em Medicina Veterinária e possui mestrado (2001) e doutorado (2006) em Biologia Celular e Molecular pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), no Rio de Janeiro (RJ).
Docente da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB) desde 2006, apresenta sólida trajetória acadêmica e de gestão nas áreas de ciência, tecnologia e inovação. Atuou como coordenador do Programa de Mestrado e Doutorado em Biotecnologia, coordenador de Pesquisa da UCDB (2009–2012) e coordenador estadual do Doutorado em Biotecnologia e Biodiversidade da Rede Pró-Centro-Oeste (2012–2017).
Ao longo de sua carreira, integrou diferentes instâncias institucionais, como o Comitê Científico da UCDB, o Comitê de Ética em Pesquisa (CEP), o Comitê de Ética no Uso de Animais (CEUA) e a Comissão Interna de Biossegurança (CIBio).
Em 2018, assumiu a Pró-Reitoria da UCDB. Durante sua gestão, a instituição tornou-se a primeira de Mato Grosso do Sul a sediar um Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia (INCT), o Bioinspr.
Em 2026, passa a presidir a Fundação de Apoio ao Desenvolvimento do Ensino, Ciência e Tecnologia do Estado de Mato Grosso do Sul (Fundect), para o mandato de 2026 a 2028.
