A terceira turma do Programa Estágio Supervisionado foi recepcionada nesta segunda-feira, 7 de agosto, em cerimônia na Uems (Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul) campus de Campo Grande.
Realizado pelo Governo do Estado, por meio da Fundect (Fundação de Apoio e de Desenvolvimento do ensino, Ciência e tecnologia) e Segov (Secretaria de Estado de Governo e Gestão Estratégica), em parceria com a UFMS, Uems e Fapec (Fundação de Apoio à Pesquisa, ao Ensino e à Cultura) o programa tem como foco a capacitação e experiência profissional, abrindo espaço para acadêmicos de diversas áreas nas repartições públicas estaduais.
A nova turma tem 116 estagiários vindos da UFMS (Universidade Federal Mato Grosso do Sul), Uems, UFGD (Universidade Federal da Grande Dourados), UCDB (Universidade Católica Dom Bosco), Universidade Anhanguera-Uniderp e IFMS (Instituto Federal de Mato Grosso do Sul). São acadêmicos dos municípios de Aquidauana, Campo Grande, Corumbá, Naviraí, Nova Andradina, Paranaíba, Ponta Porã e Três Lagoas. O período de estágio é de um ano, podendo ser prorrogado por mais 12 meses.
Eles já começam a trabalhar nas repartições públicas a partir de sexta-feira (11). Vão cumprir uma carga horária de 30 horas semanais, com bolsa-auxílio paga pela Fundect no valor de R$1.100,00, auxílio transporte de R$200,00 e seguro.
O diretor-presidente da Fundect, Márcio de Araújo Pereira, deu boas vindas aos novos estagiários e destacou que o Estado está formando uma nova geração de profissionais para o serviço público.
“Hoje nós podemos propiciar este momento para que todos tenham oportunidade de conhecer o serviço público e crescer profissionalmente. Os estagiários terão a chance de trabalhar para a população, para o cidadão, e entender que este trabalho transforma a vida das pessoas”.
O secretário de Governo e Gestão Estratégica, Pedro Caravina, representou o governador Eduardo Riedel durante o evento. Ele ressaltou que será uma grande oportunidade para os estudantes conhecerem como funciona a gestão pública. “Com esta turma já são 300 estudantes neste programa, que proporciona experiência profissional. Estes jovens chegam com sangue novo, trazendo inovações e novas tecnologias ao serviço público. Espero que eles tenham um estágio promissor e se tornem grandes profissionais”.
A primeira-dama Mônica Riedel também prestigiou o evento e elogiou o programa. “Os estudantes terão a oportunidade de aprenderem dentro do poder público, adquirirem experiência. Ainda vão contribuir com seus gestores. Todos vão sair ganhando. Serão recém-formados preparados para o mercado de trabalho”.
Oportunidade profissional
Os estagiários do programa que compareceram à cerimônia disseram estar ansiosos para começar a trabalhar. “Na minha área vai agregar muito, porque pretendo fazer concurso público. Assim vou adquirir mais experiência, será meu primeiro estágio”, contou a estudante Beatriz Cavalcante Vilela, que cursa administração na UCDB.
Raissa Cordeiro Lins, que faz Ciências Contábeis na UCDB, revelou que vai trabalhar como estagiária na Uems. “Fiz a inscrição, fui aprovada e passei pela capacitação que foi muito interessante, já que me trouxe conteúdos que não tinha ideia. Vou trabalhar aqui na Universidade, que é perto de casa”.
Já Lívia Dhering, acadêmica da UFMS, afirmou que este estágio vai contribuir para sua formação. “Estou muito ansiosa para começar a trabalhar e tenho certeza que vai ser muito frutificante para minha formação. O curso de capacitação já deu para aprender coisas novas”.
O reitor da UFMS, Marcelo Turine, elogiou o Governo do Estado pelo programa e lembrou que ele foi idealizado em 2018, junto com o então secretário de Governo, Eduardo Riedel. “Aos estudantes parabéns pela vitória, os gestores vão acolher todo este grupo, neste programa que é estratégico para o Estado”.
Termo de cooperação
Durante o evento ainda foi assinado um termo de cooperação entre a Fundect e a Funtrab (Fundação do Trabalho de MS), para potencializar e facilitar a inserção destes estagiários no mercado de trabalho após eles concluírem a formação.
“O convênio possibilita que este estagiário que passou pelo programa tenha acesso mais rápido às vagas no mercado de trabalho. Nosso estagiário já sai preparado e vai ser absorvido pelas empresas privadas e até pelo o próprio poder público. Vamos encontrar o melhor caminho para ele se encaixar na sua área profissional”, explicou o diretor-presidente da Fundect, Márcio Araújo.
Texto: Maristela Cantadori
Fotos: Leandro Benites