O II Seminário da Chamada Especial Fundect/Agraer 14/2022 foi realizado na sexta-feira (8), no Centro de Pesquisa e Capacitação da Agraer (Cepaer), em Campo Grande, reunindo pesquisadores, técnicos da extensão rural, produtores e estudantes para a apresentação dos resultados finais das pesquisas financiadas pelo edital voltado a soluções inovadoras para a agricultura familiar em Mato Grosso do Sul.
Promovido pelo Governo do Estado, por meio da Fundação de Apoio ao Desenvolvimento do Ensino, Ciência e Tecnologia de MS (Fundect) e da Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural (Agraer), o evento contou com palestra de abertura ministrada pelo professor da Universidade de Brasília (UnB), Dr. Robson Domingos Vieira, que abordou o tema “Centros de Excelência de Goiás: Política Pública Estadual de Impacto”.
“Os Centros de Excelência de Goiás foram pensados para gerar inovação, transferir tecnologia e reter talentos, fortalecendo tanto a capital quanto o interior. Essa experiência bem-sucedida agora chega ao Mato Grosso do Sul para também impulsionar o desenvolvimento regional”, disse.
O vice-governador José Carlos Barbosa destacou em seu discurso a importância estratégica da agricultura familiar para o abastecimento alimentar e para a preservação cultural, ecológica e social. Barbosa também elogiou universidades e centros de pesquisa pelos resultados alcançados, reforçando o compromisso do governo em investir na ciência como motor de mudanças concretas.
“Não há desenvolvimento sustentável no campo sem o protagonismo da agricultura familiar e não há transformação sem o impulso da ciência. A roça do futuro nasce do respeito ao passado, mas com os olhos voltados para o amanhã. A vida pulsa no campo, e enquanto ciência e agricultura familiar caminham juntas, o Brasil inteiro colhe os frutos”, afirmou.
O diretor-científico da Fundect, Nalvo Franco, ressaltou que o desenvolvimento econômico e social depende diretamente do investimento contínuo em ciência, tecnologia, inovação e empreendedorismo. Ele agradeceu o empenho dos pesquisadores e reforçou a importância da transparência na aplicação dos recursos públicos, assegurando que cheguem de forma direta às áreas que mais necessitam.
“Graças a esse apoio do Governo do Estado, conseguimos concluir dez projetos e manter cerca de 87 ações de extensão tecnológica rural em andamento em todo o estado, levando entregas diretamente ao campo e fortalecendo a agricultura familiar. Isso demonstra a preocupação do governo, da Semadesc e da Fundect em promover iniciativas de impacto real e duradouro para nossas comunidades”, explicou.
Projetos e resultados – Durante a programação, foram apresentados dez projetos de pesquisa científica e tecnológica com foco em práticas agroecológicas, manejo sustentável, cultivo de espécies nativas e alternativas, além de estratégias para melhorar a produtividade e a sustentabilidade no campo sul-mato-grossense. Conheça os trabalhos apresentados:
- Boas práticas na produção de leite de produtores que utilizam resfriadores comunitários, de Vitor Corrêa de Oliveira;
- Sistema silvipastoril como estratégia de baixo carbono: indicadores de produtividade, sustentabilidade e índices de conforto térmico animal, de Edimilson Volpe;
- Desenvolvimento do cultivo da guavira (Campomanesia sp.): propagação vegetativa e integração com pecuária, de Ana Cristina A. Ajalla Volpe;
- Sobrevivência, crescimento e desenvolvimento de mudas de erva-mate (Ilex paraguariensis) sob diferentes épocas de plantio e tipos de mudas, de Felipe das Neves Monteiro;
- Crescimento, desenvolvimento, produtividade e qualidade de frutos de pitayas como cultura alternativa aos produtores de Mato Grosso do Sul, de Aline Mohamud Abrão Cezar;
- Ocorrência da seca dos ponteiros da goiabeira (Erwinia psidii) em Mato Grosso do Sul e o seu controle alternativo in vitro e in vivo, de Héber Ferreira dos Reis;
- Controle biológico de pragas da goiabeira em área de agricultores familiares na região da Grande Dourados (MS), de Isaias de Oliveira;
- Avaliação da semeadura direta e plantio de mudas de espécies florestais nativas com potencial de uso em sistemas agrosilvipastoris, de Camila Pellizzoni Balthazar;
- Avaliação das dinâmicas de fertilidade e teor de matéria orgânica de solos em Sistemas Agroflorestais Biodiversos, de Tércio Jacques Fehlauer.
Edital – A Chamada Especial Fundect/Agraer 14/2022 foi lançada para fortalecer a produção agropecuária sustentável e a agricultura familiar no Estado. O edital selecionou pesquisas com foco em controle de doenças, cultivo de espécies nativas e alternativas, além de práticas voltadas à melhoria da produtividade e sustentabilidade.
O evento evidenciou a importância da ciência e da inovação na solução de desafios enfrentados pelos agricultores familiares, aproximando o conhecimento acadêmico das demandas práticas do campo e reforçando o compromisso das instituições parceiras com o desenvolvimento rural sustentável.
Texto: Comunicação Fundect
Fotos Magdiel Trelha