Empreendedores de Mato Grosso do Sul tiveram a chance de participar do Web Summit Rio 2025, um dos principais eventos de inovação e tecnologia do mundo, por meio de uma missão-técnica realizada pelo Sebrae/MS em parceria com a Fundação de Apoio ao Desenvolvimento do Ensino, Ciência e Tecnologia do Estado (Fundect). Representantes de 20 startups acompanhadas pelo Living Lab integraram a comitiva que teve o intuito de promover conexões, aprendizado e visibilidade em um ambiente internacional.
Segundo o diretor-presidente da Fundect, Márcio de Araújo Pereira, além de apresentar para os empresários as principais tendências na área de tecnologia, a iniciativa expôs o potencial do Estado para o desenvolvimento de negócios inovadores. “Para Mato Grosso do Sul, a participação nesse evento representa a consolidação do Estado como uma das novas frentes para investimento em startups. Vivemos um boom no surgimento dessas empresas e o Governo do Estado, por meio da Fundect, em conjunto com o Sebrae, está trabalhando para fomentar e acompanhar as soluções inovadoras que já estão no mercado, contribuindo para o desenvolvimento social e tecnológico do nosso Estado”, expôs Márcio.

Diretor-presidente da Fundect, Márcio Araújo, e a gerente do Living Lab , Leandra Costa, ao lado de empreendedores de MS.
Criado em Dublin, na Irlanda, o Web Summit é promovido anualmente desde 2009 e tornou-se um ponto de encontro global para dialogar sobre inovação. Nesta edição, no Rio de Janeiro, o evento reuniu mais de 34 mil participantes de 100 países diferentes, incluindo mil startups e cerca de 300 palestrantes internacionais, entre os dias 28 e 30 de abril.
De acordo com a gerente do Living Lab do Sebrae/MS, Leandra Costa, o Web Summit Rio 2025 foi uma oportunidade estratégica para as startups sul-mato-grossenses se posicionarem em um dos maiores palcos de inovação do mundo. Os empreendedores estiveram entre os expositores do evento e, dentre as empresas do Estado presentes, três foram convidadas pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex Brasil), destacando o potencial de Mato Grosso do Sul para a internacionalização.
“Este evento não apenas proporcionou um ambiente propício para o networking, mas também se destacou como uma plataforma essencial para a troca de ideias, aprendizado e fortalecimento de laços entre empreendedores, investidores e especialistas do setor. Durante o evento, as empresas tiveram a oportunidade de se conectar com potenciais investidores, recebendo feedback valioso e insights que podem impulsionar o desenvolvimento de seus negócios. As dicas e conteúdos abordados nas palestras e workshops foram inestimáveis, contribuindo para o amadurecimento das startups presentes e oferecendo novas perspectivas sobre o mercado global”, destacou Leandra.
Diversidade de soluções e visibilidade nacional

Reynardt Miguel Peralta, fundador da Bemarke.
A participação sul-mato-grossense no Web Summit Rio 2025 se destacou pela diversidade de soluções apresentadas, que vão desde tecnologias aplicadas à arte e cultura até iniciativas com foco em sustentabilidade. Entre os representantes do estado esteve Ivani Grance, fundadora da República das Arteiras, uma startup de moda com impacto social que conecta mais de 145 costureiras autônomas a consumidores por meio de um Web App. A plataforma, que em seu incício recebeu apoio da Fundect via Programa Centelha, oferece serviços de costura sob medida, ajustes e reformas, promovendo inclusão social, empoderamento feminino e consumo consciente. Ela enfatiza a importância do evento para trazer visibilidade ao trabalho desenvolvido. “O Web Summit é uma vitrine perfeita para negócios como o nosso. As conexões que fizemos aqui têm um valor incalculável e ampliam significativamente nossos horizontes, mesmo atuando a partir de Mato Grosso do Sul”, avaliou.
Mais um exemplo concreto e inspirador do impacto gerado pela missão pode ser visto na experiência da startup Econect, especializada em conectar empresas ao setor público por meio de uma plataforma de licitações inovadora. Para Eduardo Feitosa, fundador da empresa, os efeitos do evento já começaram a ser sentidos dentro da própria operação: “Esse evento já está impactando diretamente a nossa empresa. Estamos recebendo novos clientes, leads qualificados, e isso já está provocando mudanças na nossa cultura organizacional, especialmente na forma como buscamos e captamos novos clientes. O impacto será profundo e muito positivo”, reiterou.
O empresário Reynardt Miguel Peralta, fundador da Bemarke, relata a relevância do evento para a estratégia de crescimento da empresa, que desenvolve soluções digitais voltadas ao setor gastronômico. “Participar do Web Summit Rio foi uma oportunidade única de conexões e aprendizado. Estar em um ambiente com tantas mentes inovadoras nos permitiu trocar experiências, aprender com os desafios de outros empreendedores e vislumbrar parcerias com grande potencial de impacto para o nosso negócio”, afirmou.
Texto: Maristela Cantadori, com informações Sebrae/MS
Fotos: Magdiel Trelha