Nesta terça-feira (3), o vice-presidente do Confap (Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa – FAPs) e diretor-presidente da Fundect (Fundação de Apoio ao Desenvolvimento do Ensino, Ciência e Tecnologia do Estado de Mato Grosso do Sul), Márcio de Araújo Pereira e o reitor da Universidade Italiana de Turim (UniTO), Stefano Geuna, assinaram Memorando de Entendimento para promover a Cooperação Internacional entre a universidade italiana e as FAPs brasileiras, em atividades ligadas à iniciativa Amazônia+10.
A Amazônia+10 é um trabalho do Confap e tem como objetivo apoiar a pesquisa e a inovação tecnológica na Amazônia Legal, proporcionando a interação natureza-sociedade e o desenvolvimento sustentável e inclusivo da região. O acordo permitirá que pesquisadores de Turim participem de expedições científicas na Amazônia brasileira, investigando a biodiversidade e as comunidades locais.
A a cerimônia de assinatura ocorreu na Embaixada Italiana de Brasília e também contou com a participação das demais autoridades da UniTO, do diretor-presidente da da FAPDF (Fundação de Apoio à Pesquisa do Distrito Federal), Marco Antônio Costa Júnior e a assessora para Cooperação Internacional do Confap, Elisa Natola.
Universidade de Turim
A Universidade de Turim é uma das mais antigas e prestigiadas universidades italianas. Com mais de 79.000 estudantes e 120 edifícios em diferentes áreas de Turim e em locais estratégicos na região de Piemonte, no norte da Itália.
A UniTO é hoje uma das maiores universidades italianas, realiza pesquisas científicas e organiza cursos em todas as disciplinas, exceto Engenharia e Arquitetura. Está entre as 300 melhores universidades do mundo e entre as 5 melhores da Itália.
Fórum Nacional Consecti & Confap – Desafios da Amazônia
Na última semana, o diretor-presidente da Fundect, Márcio de Araújo Pereira participou do Fórum que reuniu presidentes e representantes das 27 Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (FAPs), Secretários Estaduais de CT&I, representantes do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e de entidades e agências federais e internacionais de fomento à CT&I, para promover o debate de temas prioritários da política científica e tecnológica nacional e sobre os desafios da região Amazônica.
No evento, a iniciativa Amazônia+10 também foi pautada a fim de estabelecer entre as instituições a cooperação e coordenação assertiva dos esforços em CT&I para a preservação e desenvolvimento seguro da região.
Texto: Larissa Adami
Fotos: Gabriela Fonseca/Ascom FAPDF
*Com informações da Assessoria de Comunicação do Confap.