Mato Grosso do Sul marcou presença no Web Summit 2024 com 11 startups apoiadas pela Fundect (Fundação de Apoio ao Desenvolvimento do Ensino, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso do Sul) e Sebrae, por meio do Living Lab MS. Seis delas participaram como expositoras e puderam mostrar seus produtos ao mercado internacional, buscar investidores e abrir portas para colaborações promissoras.
O evento foi realizado de 11 a 14 de novembro em Lisboa, Portugal. A programação contou com rodadas de negócios com investidores, exposição de produtos, além de palestras ministradas por personalidades como o atual vice-presidente da Microsoft, Brad Smith e representantes de empresas de destaque do setor como Bumble, Meta, IBM, Amazon e Alibaba. Ao todo, o Web Summit 2024 contou com a exposição de 3.000 startups de 160 países.
Segundo Márcio de Araújo Pereira, diretor-presidente da Fundect, a participação no Web Summit 2024 é marco para as startups, proporcionando uma plataforma inigualável para networking e crescimento. “Mato Grosso do Sul é hoje o terceiro Estado que mais apoia empreendimentos inovadores, constatado pelo ranking de competitividade dos municípios. Isto mostra que os investimentos em nossas empresas trazem resultado, por isso o Governo do Estado, através da Fundect continuará fomentando a inovação por meio de programas como o Centelha e Tecnova”, destacou.
Para os participantes, a experiência proporcionou um entendimento mais amplo do ecossistema europeu, asiático e americano e das melhores práticas para acessar novos mercados e programas.
“Tivemos muitas visitas no stand e contatos importantes com dois investidores e cinco reais potenciais clientes, o maior deles o CEO do metrô de SP. Para nós, estar no Web Summit potencializa o branding da marca para nossos clientes. Agentes de IA são a base para o presente e futuro”, ressalta Jefferson Moreira, fundador da Vordesk, uma das startups expositoras que desenvolve soluções para empresas se engajarem melhor com seus clientes.
“Estar na Web Summit foi essencial para reforçar nossa visão de longo prazo e entender como estruturar a empresa para atender o mercado global. Ao participar do evento, ficou claro que, para expandir internacionalmente, precisamos desenvolver uma estrutura robusta que permita crescer de forma sustentável e atender às necessidades de clientes em diferentes regiões do mundo”, conta Davi Barboza, fundador da Magnet Customer, plataforma de CRM que auxilia os profissionais do mercado financeiro a se relacionar melhor com seus clientes e gerar mais negócios.
“Foram mais de 145 conexões no aplicativo do WS, 40 interações presenciais no stand, e três reuniões, sendo uma com um potencial parceiro no exterior. Verificamos que a comunicação deve ser melhor elaborada segundo o perfil comportamental e cultural de Portugal. Também foi importante para validar e ampliar nossa atuação com os potenciais clientes e parceiros do Brasil, e que realmente estamos trazendo inovação para o mercado”, analisa Renato Ishii, fundador da Alfaneo AI, empresa sul-mato-grossense que desenvolve soluções customizadas com inteligência artificial para o meio jurídico.
Texto: Maristela Cantadori
Fotos: Sebrae MS