Está disponível o resultado final das propostas aprovadas na Chamada Pública da 8ª Edição do Programa de Pesquisa para o SUS: Gestão Compartilhada em Saúde (PPSUS). A lista com os projetos aprovados foi publicada nesta terça-feira, 29. Confira o resultado final da chamada aqui.
O investimento total é de R$ 6 milhões, em recursos do Governo do Estado, e tem o objetivo de fomentar atividades de pesquisa científica, tecnológica e de inovação para melhorar a qualidade da atenção à saúde da população por meio do Sistema Único de Saúde (SUS), além de fortalecer a produção científica de Mato Grosso do Sul.
Por meio da Fundect, foram selecionadas 34 propostas, cada uma recebendo até R$ 200 mil, para serem executadas no período de 2025/2026, com duração de 24 meses. O programa foi desenvolvido em parceria com o Ministério da Saúde, por meio do Decit, o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), A Secretaria Estadual de Saúde de Mato Grosso do Sul (SES), a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação de Mato Grosso do Sul, com execução da Fundect.
Segundo o diretor-presidente da Fundect, Márcio de Araújo Pereira, “investir em ciência voltada à saúde pública é investir em qualidade de vida, em políticas públicas mais eficazes e em soluções que respeitam as realidades locais. Os projetos agora selecionados são fruto da competência de nossos pesquisadores e do fortalecimento da nossa capacidade científica no Estado. Parabenizo todos os proponentes aprovados e agradeço a todas as instituições parceiras que tornam o PPSUS possível. Seguiremos avançando para que a ciência e a inovação estejam cada vez mais integradas à gestão do nosso sistema de saúde, promovendo bem-estar, equidade e desenvolvimento”.
Dos projetos aprovados, 14 são Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), sete da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD), cinco da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB), três da Fundação Oswaldo Cruz de Mato Grosso do Sul (FIOCRUZ MS), dois da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), dois da Centro de Desenvolvimento Regional em Saúde e Vigilância em Saúde (CDRHSC/SES) e um da Secretaria de Estado de Saúde (SES).
O PPSUS está estruturado em cinco eixos temáticos, que abrangem diferentes desafios e demandas do sistema de saúde em Mato Grosso do Sul, sendo: Saúde nas Fronteiras; Saúde na Rota Bioceânica e Rota da Celulose; Saúde Indígena; Inovação e o Complexo Industrial da Saúde para o SUS e Saúde no Sistema Prisional.
Os eixos temáticos foram definidos a partir das prioridades identificadas pela Secretaria Estadual de Saúde de Mato Grosso do Sul e pelas sugestões dos pesquisadores participantes da Oficina de Prioridades de Pesquisa (OPP), realizada entre abril e agosto de 2024. No edital é possível ter acesso às linhas de pesquisa que compõem cada eixo.
Comunicação Fundect.