Foi instalada nesta terça-feira, 4 de julho, a Comissão Permanente de Ciência, Tecnologia e Inovação da Assembléia Legislativa. Uma comissão fixa no parlamento estadual atende às reivindicações de todos que lutam pelo desenvolvimento da ciência e tecnologia no Estado.
Márcio Pereira, diretor-presidente da Fundect, órgão do Governo do Estado responsável por coordenar os investimentos em inovação e pesquisas científicas, participou da instalação da comissão e destacou a importância da Casa de Leis em ampliar o espaço para debater as demandas do setor.
“É um momento histórico porque vamos poder discutir, aqui na Assembleia, futuros projetos e leis que vão ajudar no crescimento da ciência, da tecnologia e da inovação. A luta pela ciência é uma luta pela sociedade, pela coletividade e os resultados às vezes aparecem apenas a longo prazo, por isso a participação do poder público é importante”.
Na abertura da solenidade, o presidente da Casa de Leis, deputado Gerson Claro, ressaltou que a nova comissão vai ampliar a discussão de propostas para o setor. “É importante que a Assembleia seja um espaço de debate de políticas públicas que possam acompanhar o desenvolvimento de Mato Grosso do Sul”, destacou.
A presidência fica a cargo do deputado estadual Júnior Mochi, autor da resolução que criou a nova comissão. Segundo ele, o objetivo é estabelecer uma conexão do Poder Legislativo com o governo estadual, universidades e a iniciativa privada. “Ciência, tecnologia e inovação são áreas fundamentais para o crescimento econômico e social do país, do Estado e dos municípios. Investimentos em pesquisa são essenciais para a criação de novos produtos, processos e serviços que geram valor e empregos qualificados”, reforça o deputado.
O ex-reitor da UEMS (Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul) e atual assessor da Câmara Técnico Científica da Fundect, Fábio Edir, foi convidado pelo deputado Júnior Mochi para coordenar a nova comissão.
“É uma grande honra poder representar a comunidade científica, tecnológica e trazer a experiência da vida acadêmica e de gestão para a Casa de Leis. Poder trazer, acima de tudo, o conhecimento que as nossas instituições produzem, transformando isso em melhoria de qualidade de vida para o cidadão, porque esse é o objetivo maior da ciência e da tecnologia”, destaca.
A Comissão Permanente de Ciência, Tecnologia e Inovação da Assembléia Legislativa tem como deputados titulares Junior Mochi, na Presidência, Professor Rinaldo Modesto, como vice-presidente e ainda Roberto Hashioka e as deputadas Mara Caseiro e Gleice Jane. Na suplência estão os deputados Londres Machado, Zeca do PT, Antonio Vaz, Lucas de Lima e João César Mattogrosso.
Texto: Maristela Cantadori.
Fotos: Leandro Benites e Larissa Adami.