A Fundect (Fundação de Apoio ao Desenvolvimento do Ensino, Ciência e Tecnologia do Estado de Mato Grosso do Sul), órgão do Governo do Estado responsável por coordenar os investimentos em inovação e pesquisas científicas, parabeniza a ALEMS (Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul) pela criação permanente da Comissão de Ciência, Tecnologia e Inovação (CCTI). Um documento oficial da Fundect será encaminhado à Casa de Leis para oficializar o agradecimento.
A CCTI foi estabelecida pela Resolução 08/2023, publicada no Diário Oficial da Casa de Leis. A nova comissão irá atuar em ações que promovam o desenvolvimento científico e tecnológico no Estado por meio de políticas estaduais e acordos de cooperação entre órgãos ativos da área.
A Comissão foi criada por meio de uma resolução, de autoria do deputado estadual Junior Mochi, e com a co-autoria das deputadas Lia Nogueira e Mara Caseiro, além dos deputados Coronel David, Lucas de Lima, Marcio Fernandes, Pedro Kemp, Professor Rinaldo Modesto, Rafael Tavares e Roberto Hashioka pela co-autoria e apoio.
Para o diretor-presidente da Fundect, Márcio de Araújo Pereira, a CCTI comprova a importância de parcerias para alavancar a ciência e tecnologia sul-mato-grossense.
“Parabenizo a Assembléia pela iniciativa que atende a reivindicações de todos que lutam pelo desenvolvimento de nossas pesquisas. A criação de uma comissão especializada é um avanço sem precedentes no compromisso do Poder Legislativo com o crescimento da Ciência, da Tecnologia e da inovação no estado de Mato Grosso do Sul. A casa de leis muito nos orgulha por esse grande passo rumo a legislações que favoreçam ainda mais nosso desenvolvimento científico e tecnológico”, explica.
Fundect – É a fundação pública estadual responsável por fomentar o desenvolvimento científico, tecnológico e a inovação em Mato Grosso do Sul. Em 2022, a instituição se consolidou como referência nacional, devido ao grande volume de investimentos realizados, mesmo durante um momento em que a ciência, nacionalmente, sofreu desvalorização.
Os investimentos em Ciência, Tecnologia e Inovação em Mato Grosso do Sul, nos últimos 8 anos (2015-2022), somam aproximadamente R$ 180 milhões. O montante representa 66% de todo o valor investido na história da Fundect desde que foi criada, em 1998.
A Fundação também lançou editais inovadores como o MS Carbono Neutro e editais que atendem aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU). Atualmente, dentre as fundações estaduais de amparo à pesquisa, a Fundação lidera rankings de ofertas de bolsas de mestrado e doutorado.
Texto: Larissa Adami (estagiária de jornalismo) e Paulo Ricardo Gomes (jornalista responsável)
Foto: Luciana Nassar