Durante o Finep Day, realizado em Campo Grande, o diretor-presidente da Fundação de Apoio ao Desenvolvimento do Ensino, Ciência e Tecnologia (Fundect), Márcio Pereira, realizou uma palestra a respeito dos editais da Fundação para investimentos em ambientes de inovação e em ideias inovadoras que possam gerar startups ou novos negócios.
Márcio explicou que a Fundect possui o edital de “Ambientes de Inovação” com o objetivo de promover a criação de espaços de coworking e maker, pré-incubadoras, incubadoras, aceleradoras, hubs de inovação, polos tecnológicos, parques tecnológicos, entre outros.
“Nós estamos trabalhando para que todo o ecossistema de inovação tenha condições de se desenvolver e, primeiro, precisamos dar infraestrutura para que isso aconteça”, completou Pereira, explicando que o investimento total do edital é de R$ 5 milhões, sendo que cada projeto poderá receber até R$ 200 mil.
Para uma plateia formada por empreendedores, universitários, professores e cientistas, Pereira falou ainda sobre possíveis fontes de financiamento, com recursos estaduais e de parceiras, que podem ser buscadas por quem tem uma ideia inovadora e precisa de apoio financeiro.
Dentre os programas desenvolvidos pela Fundect, foram citados o Centelha, o Tuiuiú e o TECNOVA que têm o objetivo de estimular a criação de empreendimentos inovadores e disseminar a cultura empreendedora em Mato Grosso do Sul. Pereira destacou ainda que as áreas prioritárias que estão sendo buscadas por financiadores são a de Saúde, aliada às áreas do Agronegócio, Inteligência Artificial, Energias Renováveis, principalmente com projetos que tragam soluções sustentáveis para o planeta.
“Se você tem uma ideia nessa área, pode trazer, pode ficar atento aos editais, que é muito mais fácil conseguir os recursos. Há muitas empresas interessadas em inovação nessas áreas e a procura é grande”, completou.
Finep Day – Organizado pela Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), empresa pública vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, o Finep Day ocorreu na quarta-feira, 8, com o objetivo de contribuir para o desenvolvimento de empresas inovadoras e, com isso, fomentar o ecossistema de inovação.
O evento tem o apoio da Fundect na realização juntamente com Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação (Semadesc), Sebrae/MS, Sistema Fiems, Banco do Brasil, Cooperativa de Crédito Cresol e Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE).
A programação é totalmente gratuita e inclui a apresentação de soluções financeiras para empresários, como o Fundo de Aval à Micro e Pequena Empresa (FAMPE) – Inovacred, que é o primeiro fundo garantidor focado em inovação do país, fruto de uma parceria entre Sebrae e Finep.
—
Texto: Paulo Ricardo Gomes e Larissa Adami
Fotos: Leandro Benites