A Fundect (Fundação de Apoio ao Desenvolvimento do Ensino, Ciência e Tecnologia do Estado de Mato Grosso do Sul) realizou na tarde desta segunda-feira (10) o Primeiro Seminário de Avaliação MS Carbono Neutro, no Auditório do Bioparque Pantanal. São 19 projetos contemplados na chamada, com um investimento de aproximadamente R$7,4 milhões.
Apoiado pela Semadesc (Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação), o objetivo do evento é demonstrar o desenvolvimento dos projetos de pesquisa científica e de inovação tecnológica, contemplados pelo edital MS Carbono Neutro, que buscam novas tecnologias visando gerar bases gerenciais e metodológicas para uma economia de baixo carbono no Estado.
![](https://www.fundect.ms.gov.br/wp-content/uploads/2023/04/WhatsApp-Image-2023-04-12-at-09.00.31-1024x865.jpeg)
Para o diretor-científico da Fundect, Nalvo Franco de Almeida Jr, o seminário é uma excelente oportunidade para interação entre as equipes dos projetos, promovendo o intercâmbio dos pesquisadores.
O objetivo desse seminário é fazer o acompanhamento das pesquisas e também networking. Nós queremos que os pesquisadores olhem os projetos dos colegas e vejam no que podem contribuir para que, no final desse ciclo, a gente construa uma rede de carbono neutro no Estado. Os projetos mostram que estamos antenados ao que o Estado precisa para a redução das emissões de gases do efeito estufa e as pesquisas do edital MS Carbono Neutro, de fato, estão buscando soluções para esses problemas.
O presidente do Conselho Superior da Fundação, Jaime Verruck, exalta a singularidade da chamada a nível nacional e confirma a importância do encontro entre os profissionais que incorporam a ciência sul-mato-grossense.
Parabéns à equipe da Fundect, que topou o desafio de fazer esse seminário. Temos muita gente boa, fazendo muita coisa boa no Estado. Quando tomamos a decisão de lançar o edital, sabíamos que bons projetos seriam apresentados. Parabéns a todos os pesquisadores pelo trabalho realizado, foi importante, para todos, olharmos os projetos de pesquisa. Nós vimos muita coisa que vai poder convergir em ciência e inovação aqui no Estado de Mato Grosso do Sul. O governo do Estado acredita no projeto e acredita na competência e na inteligência dos senhores e senhoras.
![](https://www.fundect.ms.gov.br/wp-content/uploads/2023/04/22-1024x683.jpg)
Veja aqui os projetos e pesquisadores do Edital MS Carbono Neutro.
Texto: Larissa Adami (estagiária Fundect) e Paulo Ricardo Gomes (Jornalista responsável).
Fotos: Adriano Arguelho e Leandro Benites.